quinta-feira, 3 de setembro de 2009

OFICINÃO - Animação

Dias: 28 e 31 de Agosto
Grupo: G1
Profº Rafael

O que é animação?
Animações usam as mesmas técnicas, com a excepção de que as imagens são desenhadas á mão ou geradas por computador, em vez de ser capturadas da realidade. Por exemplo, para exibirmos a sequência de movimento de uma pessoa, teríamos que desenhar cada posição que a pessoa toma ao se mover.
As animações atuais são muitas vezes geradas por computador, apresentando cenários tridimensionais fantásticos. Mas no principio desta arte, todo o processo era trabalhado à mão, como nos clássicos desenhos animados de Walt Dysney. Dentre as animações atuais, posso citar aqui o filme A Era do Gelo(Ice Age), um exemplo de animação gerada por computador.
Como gerar animações á mão com a qualidade Dysney ainda é(e sempre será!) algo para experts, os computadores tornaram o processo de criação de animações relativamente fáceis, pois você pode controlar facilmente o que aparece na tela. De facto, o processo de criação de animações no computador, pode ser descrito como um processo universal, pois ele funciona da mesma forma para qualquer computador:
1. Desenha a imagem corrente(f);
2. f passa a representar a próxima imagem;
3. Para um intervalo de tempo.
Executando os três passos repetidamente, teremos uma sequência de imagens exibidas em um certo intervalo de tempo, isto é uma animação. o intervalo de tempo de paragem é que determina a qualidade da animação. Quanto menor for este intervalo, mas realista será a animação. Os filmes exibem 24 imagens por segundo, o que os torna extremamente realista. Esta velocidade é ideal para uma animação, porém devido a incapacidade dos recursos nem todos os computadores são capazes de gerar animações deste nível.


O que aprendi?
Aprendi que animação é algo que requer que a pessoa seja muito detalhista, não gostei muito, é muito cansativo, pois para animar apenas um personagem, você tem que desenha-lo nos mínimos detalhes! É chato, mais fazer o que faz parte!

Pra que usarei?
Como disse nas outras oficinas, para um maior conhecimento, ainda mais sabendo que essa área esta ali, lado a lado com Computação Gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário