sexta-feira, 28 de agosto de 2009

OFICINÃO - Captação

Dias: 21 e 24 de Agosto
Grupo: G1

Câmera - Olindo
Iluminação - Sócrates (chuchu)

O que é Captação?
Registrar, prender e guardar.

Em um SET, quais são os objetos de cena?
Tudo o que existir dentro do SET, como por exemplo: Cadeiras, Fundo Azul (Chroma Key), três tabelas, banquetas, praticável e o T.P. (Teleprompter).

O que é Chroma Key?
É uma técnica de processamento de imagens cujo objetivo é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com uma outra imagem de fundo. O efeito ou técnica Chroma Key é utilizado em vídeos em que se deseja substituir o fundo por algum outro vídeo ou foto. Como vemos nos telejornais, por exemplo, quando vão anunciar a previsão do tempo, atrás da pessoa que apresenta há um mapa do local, para fazer esse efeito foi utilizada a técnica Chroma Key ou Keying, na qual se filma em um fundo de cor sólida, geralmente azul e verde e hoje se usam até o vermelho, e depois se substitui essa cor.

O que é um Teleprompter?
Um teleprompter ou teleponto é um equipamento acoplado às câmeras filmadoras que exibe o texto a ser lido pelo apresentador.
As pessoas que trabalham frente às câmeras de TV utilizam diferentes tipos de prompters para auxiliar a leitura de seus textos. A maioria dos prompters (também conhecidos como teleprompters devido ao fabricante original) apresentam na frente da câmera uma imagem dos textos refletidos em um espelho. A imagem do texto no prompter é eletronicamente invertida da esquerda para a direita para que a imagem no espelho apareça corretamente.

TEORIA DA LUZ

O que é a Luz?
Fonte de energia, de vida. A luz na forma como a conhecemos é um gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma radiação eletromagnética pulsante ou num sentido mais geral, qualquer radiação eletromagnética que se situa entre as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas. As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação eletromagnética) são: brilho (ou amplitude), cor (ou frequência), e polarização (ou ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades de ondas e partículas. Um raio de luz é a representação da trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogêneo, a luz sempre percorre trajetórias retilíneas; somente em meios não-homogêneos é que a luz pode descrever "curva".

O que é onda eletromagnética?
É a representação da energia em movimento, a quantidade de vezes por segundo (Hz) que determina o espéctro eletromagnético (comprimento de onda/ distância métrica). Quanto menor o comprimento de onda maior a freqüência (energia/Hz) e quanto maior o comprimento de onda menor freqüência (energia/Hz).

O que é um Espectro Magnético?
Espectro magnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética, que contém desde as ondas de rádio, as microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X, até aos radiação gama.
Uma carga em repouso cria à sua volta um campo que se estende até ao infinito. Se esta carga for acelerada haverá uma variação do campo elétrico no tempo, que irá induzir um campo magnético também variável no tempo (estes dois campos são perpendiculares entre si). Estes campos em conjunto constituem uma onda eletromagnética (a direcção de propagação da onda é perpendicular às direcções de vibração dos campos que a constituem). Uma onda eletromagnética propaga-se mesmo no vácuo.
Maxwell concluiu que a luz visível é constituida por ondas eletromagnéticas, em tudo análogas às restantes, com a única diferença na frequência e comprimento de onda.
De acordo com a frequência e comprimento de onda das ondas eletromagnéticas pode-se definir um espectro com várias zonas (podendo haver alguma sobreposição entre elas).














O que é um Espectro Visível?
Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro eletromagnético cuja radiação composta por fótons, pode ser captada pelo olho humano. Identifica-se esta radiação como sendo a luz visível, ou simplesmente luz. Esta faixa do espectro situa-se entre a radiação infravermelha e a ultravioleta. Para cada frequência da luz visível é associada uma cor.
O espectro visível pode ser subdividido de acordo com a cor, com vermelho nos comprimentos de onda longos e violeta para os comprimentos de onda mais curtos, conforme ilustrado acima ou nas cores de um arco-íris. Os comprimentos de onda desta radiação estão compreendidos entre os 700 e os 400 nanômetros.

Refração RGB

R - Red (vermelho)
G - Green (verde)
B - Blue (azul)
é a formação básica, desde o olho até a reprodução da imagem, usamos o sistema RGB.

R+G+B = W
Vermelho+Verde+Azul = Branco

Yl+Mg+Cy = W
Amarelo+Magenta+Cyan = Branco

Sempre quando misturarmos cores opostas dará branco.
*Cartucho Colorido: CMYK - Cyan, Magenta, Yellow e Preto.

Como a câmera enxerga a imagem?
De ponta cabeça, o correto seria Câmara (é tudo o que é fechado "restrito").

Porque a imagem é vista de ponta cabeça?
Por causa do reflexo da luz e do "furinho" da câmera, que condensa o reflexo, tornando-o a visão da imagem invertida.

CÂMERA

Guia de sobrevivência de Câmera

- Câmera
- Fita
- Bateria

Para ser um bom câmera nunca ande com a câmera, nunca use o zoom e use e abuse do corte, tenha estabilidade e seja objetivo. Para que o áudio saia bom, grave o mais próximo possível.

Tipos de Planos

- Plano Geral (serve para ambientar)
- Plano Conjunto
- Plano Americano (do joelho pra cima)
- Plano Meia Figura (da cintura pra cima)
- Plano Médio/ Próximo/ Fechado (do peito pra cima)
- Close (só o rosto)
- Super Close (boca, nariz e olhos)
- Plano Detalhe (somente a boca, por exemplo)

Movimento de Câmera

- Panorâmica
- Tilt
- Traveling (é um trilho)
- Stead Cam
- Grua
*use bem a luz

O que aprendi?
Aprendi que para entender de Iluminação, você precisa conhecer Física, isso não é pra mim, mais foi muito interessante, fazer aquele exercício com as câmeras de papelão, porque pude ver melhor como é reproduzida uma imagem.

Para que usarei?
Para um maior conhecimento e se caso eu precise um dia usar uma câmera, terei um guia de sobrevivência para saber como usa-lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário